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Vamos dizer adeus a azia
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15/10/2012 - Autor:


Vamos dizer adeus a azia

 

 

Sentir aquela queimação é um alerta de que a acidez do estômago está refluindo em direção ao esôfago. Por isto é necessário mudanças na alimentação e forma das refeições que podem ajudar a controlar o problema.

Comer a cada três horas
Consuma quantidades pequenas em intervalos menores que proporcionam outros benefícios além de acelerar o metabolismo. O jejum prolongado faz o ácido clorídrico produzido pelo estômago passe a agir sobre as mucosas do aparelho digestório. Isso provoca desconforto gástrico e sensação de queimação. O ideal seria fazer pelo menos seis refeições ao longo do dia.

Calma para mastigar
Engolir os alimentos sem que eles tenham sido triturados pelos dentes faz com que grandes blocos de comida cheguem ao estômago. Isso exige maior produção de suco gástrico para realizar a digestão, aumenta o tempo em que esses alimentos permaneçam no interior do órgão. Para evitar isso, procure relaxar 20 minutos antes de começar a refeição. Deixe os talheres descansando sobre os pratos quando ainda estiver mastigando. Isso evita que encha o talher de comida antes que o alimento seja bem triturado.

Trocar refrigerante pelo suco
Dispensar as bebidas gasosas ajudará a evitar e prevenir a azia. Motivo? Refrigerantes, água com gás e cerveja relaxam o esfíncter do esôfago e elevam a distensão do estômago.
O esfíncter é um músculo em formato de anel que impede os alimentos voltar ao esôfago. E para completar os refrigerantes são ácidos que estimula a sensação de queimação.


Consumir gordura
Não são a toa que as carnes são consideradas “comidas pesadas”. Elas literalmente exercem uma pressão sobre o estômago, promovendo refluxo do ácido para o esôfago. A palavra de ordem é evitar os pratos gordurosos, doces e os fritos. Deve ser consumido com moderação as frutas pois tem fontes de gordura boa, como coco, açaí, abacate e azeite de oliva.

Beber durante a refeição
O excesso de liquido misturado aos alimentos pode distender o estômago prejudicando a digestão e provocando a sensação de empachamento e azia. Os líquidos pressionam o esfíncter e estimulam o quadro de fluxo. Para evitar o problema, mas o ideal seria se sentir a necessidade, consumir qualquer tipo de bebida meia hora antes ou meia hora depois das refeições.

Deitar após as refeições
A famosa ‘siesta’ logo após o almoço pode dar uma forcinha para o aparecimento da azia. Motivo da gravidade: deitar após comer ajuda o conteúdo consumido a refluir de volta para o esôfago. E ao retornar o ácido gástrico irrita as mucosas do aparelho digestório e provoca a desagradável sensação de queimação. E para evitar consuma alimentos leves durante a ceia.
 


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