Postado em 09/02/2012
Um estudo publicado na revista BMJ Open por pesquisadores da Universidade de Nottingham, do Reino Unido, mostra que o nenê que escolhe sua comida com as mãos tem chance menor de se tornar obeso. Já o bebê que recebe papinha com colher tem chance maior de ter problemas futuros com obesidade.
O levantamento estudou 155 crianças por um período de 6 anos. Os pais responderam a questões a respeito dos hábitos dos pequenos. Do grupo, 92 bebês não eram alimentados com colher: eles olhavam as opções de alimentos e escolhiam o que queriam comer. Os outros 63 não escolhiam sua alimentação. A mãe oferecia as papinhas. O estudo revela que os bebês que tinham escolha do que comer comiam mais alimentos saudáveis que os outros, além de gostarem mais de alimentos integrais. Já a “turminha da colher” gostava mais de doces e teve índice mais elevado de crianças obesas.
Segundo os pesquisadores, os resultados sugerem que o desmame comandado pelo bebê acaba por levar a preferências por comida mais saudável no início da infância, o que pode ser uma proteção contra a obesidade. Como exemplo, citaram que a apresentação dos carboidratos na forma de alimento, como torradas ao invés de purê, acaba por aumentar a percepção da textura; pesquisas já haviam mostrado que a forma como a comida é apresentada tem influência significativa sobre as preferências alimentares.
Eles também disseram que os carboidratos podem ganhar a preferência dos bebês porque são mais facilmente mastigáveis do que as carnes, por exemplo.
Em resumo, o ideal é que o bebê demonstre vontade de comer, que lhe sejam apresentadas algumas opções para que possa escolher, e que seja alimentado sem excessos.
Por: AgComunicado