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As necessárias e preciosas proteínas


Quando se fala em prática de exercícios é inerente tratar de assuntos relacionados à dieta alimentar e consequentemente fala-se em suplementação. Existe um componente essencial que deve estar presente na alimentação, trata-se da proteína.
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E por que a proteína é tão importante?
\r\nPrimeiramente é importante saber o que são proteínas. A proteína é uma molécula constituída por aminoácidos, no total existem mais de 200 aminoácidos na natureza, sendo que 21 deles apenas, são absorvidos pelo organismo. São classificados em aminoácidos essenciais e não-essenciais. Os essenciais são conhecidos como: isoleucina, triptofano, metionina, valina, leucina, lisina, histidina, fenilalanina e treonina. Os não-essenciais são: aspargina, ácido glutâmico, cistina, cisteína, glicina, glutamina, ácido aspártico, prolina, serina, tirosina, alanina e arginina.
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Os aminoácidos essenciais são aqueles obtidos por meio da alimentação e os não-essenciais são os que podem ser sintetizados pelo organismo. Proteínas atuam na reparação de células; reconstroem e reparam músculos e ossos; são fontes de energia; atuam na regulagem dos processos do metabolismo, portanto, proteínas são fundamentais para àqueles que praticam exercícios físicos e atuam diretamente auxiliando no ganho de massa muscular. Os famosos alimentos ricos em proteína são: carne, peixe, ovos e as proteínas vegetais presentes em feijões, lentilhas, soja, ervilha, entre outros.
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Assim que o corpo humano recebe as proteínas em forma de aminoácidos, são imediatamente absorvidas pelo sangue e diretamente transportadas para suprir as necessidades do organismo, se ingeridas em excesso, são estocadas e transformadas em gordura branca e energia para o corpo.
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O ideal seria que a refeição contivesse todas as proteínas necessárias ao organismo, mas nem sempre isso ocorre, por isso se torna fundamental para àqueles que praticam exercícios físicos a ingestão de proteínas por meio de suplementos.
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Existe um tipo de proteína conhecida como proteína hidrolisada que é capaz de conferir mais energia, força e ganho de massa muscular. A proteína hidrolisada é absorvida mais rapidamente pelo organismo, é facilmente digerida e absorvida pelo intestino e reduz os riscos de catabolismo muscular.
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Quando associada à uma dieta equilibrada, as proteínas hidrolisadas auxiliam na recuperação muscular e reduzem a fadiga.
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Um tipo de proteína conhecida dos praticantes de atividades físicas na modalidade de treinos mais intensos é a whey protein, uma proteína proveniente do soro do leite. Altamente pura, auxilia o crescimento dos músculos e atua na manutenção da massa magra. Essas proteínas podem variar de acordo com o processo como são produzidas e indiscutivelmente são importantes na prática de exercícios.
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Há uma dieta famosa intitulada como a dieta da proteína, mas não pode haver dieta se não houver equilíbrio e a proteína é parte de uma dieta que deve ser composta por outras substâncias essenciais. Cuide da saúde e treine com conhecimento.
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