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Barras de cereais não devem substituir refeições


\r\n Há algum tempo, as barras de cereais eram consumidas apenas por quem seguia alguma dieta. Aos poucos elas foram se popularizando e hoje são consumidas por pessoas com os mais variados perfis. Sua praticidade fez com que se tornasse um boa opção para quem vive na "correria" dos grandes centros urbanos. Porém, ainda existem dúvidas sobre seus benefícios à saúde.

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\r\n Assim como qualquer outra fonte de energia, o consumo das barras de cereais requer moderação e ao contrário do que muitas informações errôneas sugerem, ela não possui qualidades nutritivas suficientes para substituir as refeições. Os nutricionistas costumam indicá-la como lanche entre as refeições quando não é possível fazer um lanche ainda mais saudável, como uma fruta, iogurte, queijo magro ou cereais.

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\r\n A composição nutricional das barras varia de acordo com a fabricação, mas elas geralmente são classificadas como produtos energéticos, indicados para consumo anterior aos exercícios físicos. Por serem ricas em fibras, estimulam o bom funcionamento do intestino. É importante ressaltar que para obter resultados mais eficazes, a pessoa deve analisar o rótulo do produto, no qual são listados todos os ingredientes e a tabela nutricional.

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\r\n DICAS

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\r\n -As barras de cerais com frutas são indicadas entre as refeições ou antes dos exercícios físicos. Prefira as que contém mais carboidratos (mínimo de 16 gramas), mais fibras (acima de 3 gramas) e menos gordura.

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\r\n -Com exceção das que contém gordura saturada, as barras podem ser consideradas boas fontes de fibras, pois regulam o trânsito intestinal.

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\r\n - Cuidado com as barras de cereais light, não são todas que contém poucas calorias. Fique atento ao rótulo.

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\r\n - As barras de cereais diet são recomendadas para quem faz dietas de restrição de açúcar, como os diabéticos. Se a quantidade de gordura saturada for pequena, também pode ser uma opção para complementar dietas de emagrecimento.

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\r\n - Existem opções que misturam cereais com sementes e castanhas ou nozes e outras que levam vegetais em sua composição. São as conhecidas barras de cereais salgadas, ricas em gorduras polinsaturadas e benéficas para saúde do coração.

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\r\n Por: AgComunicado

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