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Sentir dor ao fazer academia é normal?


Convivo com as dores no corpo por causa da academia, só que isso quer dizer que o treinamento está tendo algum efeito!
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“As dores são como alertas do nosso corpo e não podem ser ignoradas”, indica o personal trainer. Ele também nos explica que a dor tardia, que não é sentida na hora em que a atividade física está sendo praticada, talvez signifique um processo inflamatório. “O treino tem que ser desafiador. Todavia, não pode fazer com que a pessoa fique muito fatigada a ponto de não conseguir executar as tarefas simples, afinal o corpo vai levar bastante tempo para poder se recuperar do desgaste. O fenômeno é conhecido como overtraining, que é quando a pessoa passa realizar mais atividades do que a capacidade de recuperação do seu próprio corpo, e isto pode levar a problemas na coluna e também nos joelhos, tornozelos e outras regiões do seu corpo”, indica o especialista. 
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De acordo com um ortopedista e também médico de esporte, fazer um check-up antes de começar o treino vai ser sempre muito bem-vindo. "Se no decorrer da prática de atividades física você acabar sentindo a sua respiração ofegante ou então falta de ar, coração disparado, suor excessivo, tontura, dor de cabeça, desmaio ou até mesmo a dor abdominal persistente, isto pode ser sinal de que o seu organismo não está aguentando a carga que foi proposta e o treinamento tem que ser revisto pelo seu professor”, esclarece o médico.
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Na hora em que sinto que sou capaz de levantar uma quantidade maior de peso, elevo a carga dos aparelhos, mesmo que não haja orientação. As séries de musculação são propostas pelos professores que levam em conta o nível em que o aluno está. “Levantar uma quantidade maior de mais peso do que está previsto na série personalizada não quer dizer que você esteja ultrapassando os limites de maneira saudável, afinal as sua articulações não estão prontas para tal carga. Realizar agachamentos com grande peso, por exemplo, pode acabar lesionando a lombar e também os joelhos. E, além disso, pode ocorrer à sobrecarga em algum músculo da região que está mais apto, o que causará assim as dores e também lesões”, indica o professor. 
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De acordo com um ortopedista, “se você conseguir manter um bom condicionamento, melhorar a condição cardiorrespiratória e também circulatória, muscular e realizar uma dieta, que inclua alimentos que ajudem no processo de emagrecimento, como o Goji Berry, é possível você jogar bola no fim de semana sem que precise se preocupar. Todavia, frequentar a academia poucas vezes durante a semana não vai te trazer benefícios”.
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